Fred Salim

Fred Salim. Foto: Gianfrancesco Mello
Aos 10 anos de idade, iniciou seus estudos de dança clássica, em 1965, no Recife, com a professora Flávia Barros, especializando-se, em seguida, em várias modalidades de dança. Frequentou cursos dos mais renomados mestres nacionais e internacionais. Como profissional, dançou e coreografou espetáculos teatrais, comerciais para as mais conceituadas agências e participou, também, de filmes e das mais importantes companhias e grupos de dança. Como bailarino convidado, dançou para as mais conceituadas academias e escolas do Norte e Nordeste. Foi bailarino e coreógrafo por vários anos do corpo de baile da TV Jornal de Commercio (Canal 2), no Recife.

Foi assessor de dança da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife, onde foram idealizados, realizados, produzidos e coordenados durante oito anos, os Ciclos de Dança do Recife, evento de nível Nacional e Internacional, além do projeto Dança Para Todos, a nível local. Ainda na Fundação de Cultura, incentivou a criação de várias companhias e grupos de dança popular, que, hoje, atuam na cidade do Recife. Viabilizou a formação de cursos de Especialização para professores, coreógrafos, bailarinos e dançarinos.

Foi também assessor de dança da Diretoria de Assuntos Culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), onde realizou coordenou e produziu o projeto ESTAÇÃO DANÇAR, em várias cidades do interior de Pernambucano. Além de ter exercido a produção e coordenação geral do Seminário O Clássico, O Moderno e o Contemporâneo – Um painel de História da Dança, com a professora Cássia Navas (São Paulo), no Centro de Convenções de Pernambuco, com realização conjunta do Governo de Pernambuco e Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (IBAC), no qual compareceram representantes de todos os estados do Norte e do Nordeste.

Foi coordenador e produtor por oito anos da etapa do Festival de Inverno de Campina Grande, na Paraíba. Foi bailarino e coreógrafo por vários anos da Cena da Bacanal de Herodes, do espetáculo da Paixão de Cristo, de Nova Jerusalém, no Brejo da Madre Deus, em Pernambuco. Representou Pernambuco no Seminário sobre a Formação do Artista e do Professor de Dança, realizado pelo Instituto de Arte e Cultura (IBAC), no Rio de Janeiro. Representou a Fundarpe no XI Encontro Latino Americano de Folclore e Artesanato e Festival Internacional de Folclore, em Caruaru, no Agreste pernambucano.

Em 1977, foi bailarino principal do Balé Armorial do Nordeste, uma criação do teatrólogo Ariano Suassuna com coreografias de Flávia Barros. Daí em diante, apaixonou-se pelas Danças Populares realizando pesquisas até hoje. Foi professor de Dança Clássica e Modern Jazz, no Studium Danças, na cidade de Aracaju, em Sergipe. Foi produtor, diretor artístico e maitre de ballet do espetáculo Dançando o Nordeste, realizado pelo Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema de Campina Grande, na Paraíba, onde participou, em 1989, do PROJETO MAMBEMBÃO, no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, além do Festival de Dança de Joinville (SC) e do projeto Estação Dançar, no Recife.

Na Prefeitura do Recife, foi diretor do Teatro do Parque, diretor da Galeria de Artes Lula Cardoso Ayres, diretor de Programação do Pátio de São Pedro, coordenador do Projeto Pé na Dança, Estação Dançar e o Dia Internacional da Dança e gerente operacional de Planejamento e Produção da Programação Cultural do Pátio de São Pedro (1998 a 2010). Dirigiu, produziu e coreografou a Orquestra Swing e o Grupo de Passistas Pernambucanos, durante os jogos da Copa do Mundo de 1998, na França. Coordena e produz o Dia Internacional da Dança, desde 2001, no Pátio de São Pedro, com a participação dos principais grupos e companhias de dança profissionais, academias e escolas de dança do Estado de Pernambuco.

Coordenou e produziu as apresentações de dança clássica e contemporânea durante o Circuito do Frio de 2001 a 2006, nas cidades de Gravatá e Pesqueira, por meio de uma realização do Governo do Estado de Pernambuco. Coordenou o projeto Pernambuco em Dança na cidade de Bonito, durante a Festa de emancipação da cidade, em 2009. Coordenou o Concurso de Passistas da Prefeitura do Recife no Pátio de São Pedro, em 2011. Coreografou o Rei Momo e Rainha do Carnaval da Prefeitura do Recife de 2004 a 2010. Foi jurado do Concurso de Quadrilhas Junina da Rede Globo Nordeste de 2004 a 2010. Coreografou e coordenou o Concurso de Rei e Rainha do Carnaval do Baile Municipal de Ipojuca nos anos de 2010 e 2011. 


Atualmente, participa como convidado especial, jurado e professor dos mais importantes festivais de dança no Brasil e no exterior. É funcionário da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife, desde 1985, onde exerce a função de Técnico de Artes Cênicas, com especialização em Dança, trabalhando na Gerência de Formação Cultural da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. Na área de dança, é coreógrafo, professor, diretor artístico, produtor cultural, maitre de ballet e pesquisador das danças populares brasileiras e internacionais.

Fred Salim é delegado regional de Pernambuco do Conselho Brasileiro da Dança, desde 1980.

DRT/PE. Nº 046 (Bailarino/Coreógrafo)
DRT/PE. Nº 785 (Diretor Artístico/ Maitre de Ballet)
Delegado de Pernambuco do Conselho Brasileiro da Dança (CID-UNESCO)
Produtor Cultural e Membro da Associação dos Produtores de Pernambuco (APACEPE)