História


O Pernambuco em Dança surgiu a partir do Dia Internacional da Dança e começou a ser comemorado em 2001 por causa de uma lacuna que existia, há mais de 15 anos, na dança do Recife. Isso porque foram extintos o Ciclo de Dança do Recife e o Projeto Estação Dançar. A ideia surgiu do delegado do Conselho Brasileiro da Dança em Pernambuco, Fred Salim, com o apoio dos bailarinos pernambucanos, Marcelo Pereira, Mariza Queiroga, Heloisa Duque e Mika Silva. O evento foi o pioneiro com relação às homenagens aos artistas  e personalidades da dança, pois havia uma necessidade de agradecer aos diversos profissionais do Estado de Pernambuco pela contribuição com a dança. Com isso, foi criado o Troféu e Diploma Construtores da Dança em Pernambuco.

Depois de 2003, com o aumento dos dias das apresentações, a equipe foi naturalmente dissolvida pelo cotidiano de cada um. E, no Teatro do Parque, surgiu o I Festival de Dança do CBDD, que já acontecia no Rio de Janeiro. Dando continuidade ao projeto, devido ao crescimento da dança e dos dias de programação, foi criado um evento com um nome próprio para diferenciar dos demais festivais de dança no Estado de Pernambuco.

O evento tem uma filosofia completamente diferente dos festivais de dança existentes no País, pois, além de não ser competitivo, os bailarinos não pagam taxa de inscrição para sua participação. Deu-se, portanto, mais ênfase aos grupos de comunidades e de projetos sociais, escolas, academias, grupos amadores e profissionais pernambucanos, nacionais e internacionais. Surge, então, em 2005, o Pernambuco em Dança com cordenação e idealização do produtor Fred Salim.

O Pernambuco em Dança sempre contou com o apoio da Prefeitura do Recife, Governo do Estado de Pernambuco, Rede Globo Nordeste, Água Mineral Santa Clara, Capezio, Prefeituras dos Interiores em parceria com o Conséil International de La Danse (CID UNESCO).