Regulamento 2013


O Regulamento do Pernambuco em Dança 2013 já esta disponível,
você pode baixar o arquivo em PDF ou WORD clicando nos links abaixo:

PDF    |     Word


* Este projeto possui o incentivo e apoio do
Fundo de Cultura do Governo de Pernambuco (Funcultura).

Coordenação-geral, idealização e realização: Fred Salim 
Coordenação artística: Fred Salim
Produção geral: Fred Salim
Coordenação de produção: Zé Ricardo
                                 
Apoios:
Conselho Brasileiro da Dança (CBDD)
Conséil International de La Danse (CID-UNESCO)
Delegado Regional de Pernambuco: Fred Salim
Rua Vidal de Negreiros, 318, Apartº 701 - Edf. São José
Bairro de São José - Recife - Pernambuco - CEP: 50.020-480
Telefone do Conselho: (81) 3225.2888 / Residência: (81) 3224.6291
Fax: (81) 3224.1318 / Celular: (81) 9961.3457
E-Mail: peemdanca@gmail.com
Facebook: Festival Pernambuco em Dança

Apoio Institucional: Prefeitura do Recife, Secretaria de Cultura/ Fundação de Cultura Cidade do Recife, Espaço Cultural Pátio de São Pedro, Rede Globo Nordeste e Governo do Estado de Pernambuco/ Secretaria de Cultura do Estado/ Fundarpe.


REGULAMENTO
FESTIVAL PERNAMBUCO EM DANÇA 2013

Festival Pernambuco em Dança 2013 é uma realização e idealização de Fred Salim, com apoio do Conséil International de La Danse (CID-UNESCO) e do Conselho Brasileiro da Dança, por meio da Delegacia Regional de Pernambuco, Prefeitura do Recife/Fundação de Cultura Cidade do Recife/Secretaria de Cultura, Rede Globo Nordeste e Governo do Estado de Pernambuco/ Secretaria de Cultura do Estado/ Fundarpe. A produção geral é de Fred Salim.

O Festival Pernambuco em Dança 2013 será realizado nos dias 16 e 17 de março na comunidade do Ibura, 23 e 24 de março na comunidade do Alto José Bonifácio, 03 de abril teremos a abertura oficial no Teatro de Santa Isabel, em homenagem a Ubiracy Ferreira e ao Balé de Cultura Negra do Recife, 06 e 07 de abril na cidade de Paudalho, 09 e 10 de abril no Teatro Barreto Júnior, 13 e 14 de abril na cidade de Bezerros, 16 e 17 de abril no Teatro Apolo, 20 e 21 de abril na cidade do Ipojuca, 24 de abril Teatro Hermilo Borba Filho, 27 e 28 de abril Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindú) e o encerramento será dia 29 de abril no Pátio de São Pedro. Todas as atividades terão início às 19h, impreterivelmente. O Pernambuco em Dança é uma mostra de dança não competitiva. A abertura de todas as noites será com uma apresentação de grupos de manifestações populares e um espetáculo completo exclusivamente de nosso Estado, valorizando assim a produção da dança local.

Os grupos profissionais com espetáculos completos receberão um cachê ainda a ser discutido com a coordenação do evento. Grupos profissionais, que tenham trabalhos com menos de 15 minutos receberão uma ajuda de custo, já os grupos amadores não receberão cachê. A segunda parte do Festival fica reservada para trechos de espetáculos e coreografias isoladas com grupos convidados de todo o Brasil e exterior como também companhias e grupos de dança profissionais e amadores, além de escolas, academias, pontos de culturas e projetos sociais do Estado de Pernambuco.

DA PARTICIPAÇÃO:
Poderão participar grupos e companhias profissionais e amadores, escolas e academias, grupos de pontos de cultura, projetos sociais e grupos de cultura popular de todo o Estado de Pernambuco. Poderão participar, também, grupos e companhias profissionais e amadores, escolas e academias, grupos de pontos de cultura, projetos sociais e grupos de cultura popular de outros estados brasileiros e de outros países, desde que obedeçam aos mesmos critérios dos grupos locais.

DA SELEÇÃO:
Todos os trabalhos inscritos serão avaliados por uma curadoria e esta poderá também convidar grupos e companhias profissionais, logo os mesmos não precisarão passar pela curadoria.

DAS INSCRIÇÕES:
As inscrições estão abertas de 15 de Dezembro de 2012 a 20 de Janeiro de 2013.

MATERIAL SOLICITADO PARA A SELEÇÃO:
a) Ficha técnica completa (Anexo 1: no final deste regulamento);
b) Release da coreografia em CD;
c) CD com 5 (cinco) fotos em alta resolução do trabalho a ser apresentado
   (as fotos devem conter os créditos do fotógrafo);
d) DVD da coreografia a ser apresentada;
e) Clipagem (Matérias de jornais, revistas ou afins);
f) Qualquer outro material que possa contribuir para a divulgação
    do trabalho a ser apresentado.

Todo este material deverá ser enviado em CD ou DVD (três cópias)
pelos Correios com a postagem até o dia 20/01/2013 para o endereço abaixo:

Festival Pernambuco em Dança 2013 (A/c. Fred Salim)
Rua Vidal de Negreiros, nº 318 / Apto. 701 - Edifício São José
Bairro de São José - Recife - Pernambuco - CEP: 50.020-480

Depois de selecionado, a coordenação do projeto entrará em contato com os grupos confirmando sua participação no Pernambuco em Dança 2013.

TEMPO DO TRABALHO A SER APRESENTADO:
Espetáculos completos: de 30 a 50 minutos corridos.
Companhias e grupos de dança profissionais (coreografias): até 15 minutos.
Grupos amadores: até 10 minutos.
Projetos sociais e grupos de pontos de cultura: até 10 minutos.
Escolas e academias de dança: até 10 minutos – incluindo suas variações, solos, trios e pas de deux.

ATT: Não será necessário que as companhias e/ou grupos de dança utilizem todo o tempo sugerido.


AVISOS IMPORTANTES:
Os grupos não poderão usar maquiagem no corpo que possa prejudicar a apresentação seguinte, como também não poderão usar água, fogo, areia, barro ou qualquer coisa que possa prejudicar o andamento das apresentações.
Os grupos profissionais de Pernambuco, que foram solicitadas cartas de anuência para os projetos do SIC Municipal e Funcultura, e as mesmas não foram enviadas, não poderão participar do projeto. Isso porque as cartas solicitadas são um dos itens obrigatórios.

Todos os grupos selecionados se comprometerão a realizar 01 (uma) apresentação nas etapas realizadas nas comunidades e cidades do interior, sendo esta pré-requisito para as apresentações a serem realizadas no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), Teatro Barreto Júnior, Teatro Apolo, Teatro Hermilo Borba Filho e no Pátio de São Pedro.

A produção do festival só disponibilizará transporte para as cidades do interior, ficando de responsabilidade dos grupos o transporte para as apresentações nos teatros e comunidades. Os grupos devem chegar ao local de apresentação, no mínimo, 01 (uma) hora antes do início do evento. Grupos que apresentarem músicas ao vivo, obedecerão o tempo estabelecido neste regulamento. O CD de apresentação só poderá conter a música do trabalho a ser apresentado. Não serão aceitos CDs que contenham outras músicas gravadas.

As três cópias dos CDs de apresentação deverão ser entregues à coordenação do Festival no ato da inscrição. É obrigatório, na hora da apresentação, ter um representante do grupo na cabine de som e iluminação junto ao operador. A produção não se responsabiliza por qualquer problema que venha acontecer no som ou na iluminação caso o grupo não disponibilize um representante.

A iluminação é prioridade dos grupos com espetáculos completos, podendo os demais grupos utilizar a iluminação já existente no local de apresentação. A iluminação nas comunidades e nos municípios terá um plano de luz geral para todos os espetáculos. É de inteira responsabilidade de cada grupo, companhia, escola, academia e afins, a liberação dos direitos autorais perante o ECAD.

A ordem de apresentação será definida por sorteio e divulgada 30 dias antes do evento, não podendo por hipótese alguma haver troca tanto do dia como da ordem de apresentação. Se por acaso o grupo tiver problemas com dia e hora de apresentação, mencionar na inscrição. Caso contrário, se não tiver na ficha de inscrição, não será levado em consideração. Caso o bailarino participe de mais de um grupo, que seja mencionado os nomes dos grupos no ato da inscrição, evitando problemas na ordem de apresentação. Os palcos nas comunidades e nos municípios terão as seguintes medidas: 12x12 e apenas uma coxia.


Fotos do Palco do Pernambuco em Dança de 2012 no Pátio de São Pedro (Recife/PE)


DOS ENSAIOS:
A passagem de reconhecimento do palco e montagem de luz para os grupos com espetáculos completos será à tarde - das 16h às 18h. Os espetáculos começarão rigorosamente às 19h. Todos os bailarinos e bailarinas menores de idade são inteiramente da responsabilidade do coordenador, diretor ou responsável de cada grupo, companhia, escola, ponto de cultura ou projeto social. Com isso, deve cumprir a forma da lei com autorização do Juizado de Menores para sua apresentação. A coordenação do evento fica isenta da responsabilidade de qualquer menor de idade.

NÃO COMPARECIMENTO:
Em caso de não comparecimento de algum grupo, escola, academia, ONG, ponto de cultura, agremiação e companhia profissional ou amadora em algum dia de apresentação do Festival Pernambuco em Dança 2013 depois de selecionado, sem uma prévia justificativa por escrito, acompanhada de documentos comprobatórios, fica sujeito à penalidade de: ser automaticamente desligado do Festival e ainda terá uma punição de não participação do mesmo por dois anos consecutivos.  

DISPOSIÇÕES GERAIS:
Não será permitida a presença de qualquer bailarino(a), diretor ou coreógrafo nos bastidores durante a apresentação dos outros grupos. Não será permitida, na plateia, a presença de qualquer integrante com traje de apresentação.





Rua Vidal de Negreiros, 318, Apartº 701 - Edf. São José
Bairro de São José - Recife - PE - CEP: 50.020-480
Celular: (81) 9961.3457
E-Mail: peemdanca@gmail.com
Facebook: Festival Pernambuco em Dança
Assessoria de Comunicação: Mariângela Borba -  DRT-PE: 4095
E-mail: mariangelaborb@gmail.com





ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome do grupo
Endereço completo
Número
Apartº
Bairro
Cidade
Estado
CEP
Telefone Fixo
(  )
Celular
(  )
Página na internet
E-mail

FICHA TÉCNICA
Release do trabalho a ser apresentado:




DADOS DOS BAILARINOS E EQUIPE TÉCNICA
Nome completo
Nome artístico
Função
RG
CPF
DRT
Em caso de inscrição de grupos profissionais, colocar os números do DRT.

MODALIDADE E TÉCNICAS UTILIZADAS


ESTILO DA COREOGRAFIA A SER APRESENTADA


Escolha dos locais de apresentação (assinalar um X no local de sua preferência):
Teatro Luiz Mendonça
Teatro Barreto Júnior

Teatro Apolo

Teatro Hermilo Borba Filho

Comunidades
Municípios

OBS.: Cada grupo pode escolher dois trabalhos de modalidades diferentes por dia.
OBS. (2): Se o grupo tiver bailarinos menores de 14 anos completos, é de inteira responsabilidade da direção do grupo obter a AUTORIZAÇÃO DO JUIZADO DE MENORES. A coordenação do evento fica isenta nesse caso.
OBS. (3): Temos que ter os e-mails e contatos corretos, além da confirmação dos espetáculos que serão apresentados.
ANEXO II - MODELO DA CARTA DE ANUÊNCIA

CARTA DE ANUÊNCIA


Eu,_______________________________________________________________, portador(a) da Identidade nº __________________________, expedida por (pela) _____________________________, inscrito(a) no Cadastro de Pessoa Física (CPF) sob o nº __________________________________________________, residente a __________________________________________________________________, declaro, para os devidos fins, que estou ciente e anuo com minha participação no Projeto Cultural denominado __________________________________________, proposto ao Sistema de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Pernambuco – FUNCULTURA, pelo Proponente _______________________________________, Edital 2011/2012, na função de _________________________________________.


Local e data.


_________________________________________________
(Nome e assinatura do anuente)





 
Rua Vidal de Negreiros, 318, Apartº 701 - Edf. São José
Bairro de São José - Recife - PE - CEP: 50.020-480
Celular: (81) 9961.3457
E-Mail: peemdanca@gmail.com
Facebook: Festival Pernambuco em Dança
Assessoria de Comunicação: Mariângela Borba -  DRT-PE: 4095
E-mail: mariangelaborb@gmail.com