domingo, 18 de abril de 2010

APRESENTAÇÃO DO PERNAMBUCO EM DANÇA 2010


Dez anos de glórias e dificuldades

A 10ª Edição do Pernambuco em Dança é uma homenagem especial a dois grandes mestres: o pernambucano Nascimento do Passo e a paulista Roseli Rodrigues. Ambos não se encontram mais conosco, mas deixaram valiosos legados para a dança brasileira.

Idealizado e produzido inicialmente por Fred Salim, há alguns anos conta com a co-produção da Paula Azevedo Produções Artísticas. Recebe apoio do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD-Mariza Estrella/RJ), Conséil International de La Danse (CID_UNESCO) através da Delegacia Regional de Pernambuco e da Prefeitura da Cidade do Recife através da Fundação e Secretaria de Cultura da Cidade do Recife.

O evento deu seus primeiros passos em 2001 a partir das comemorações do Dia Internacional da Dança (29 de abril). Fred comenta que existia uma lacuna há mais de 15 anos na dança do Recife, após a extinção de festivais como o Ciclo de Dança do Recife e o Projeto Estação Dançar. "Essas realizações tinham uma filosofia completamente diferente dos atuais festivais do nosso Estado por não serem competitivos e os bailarinos não pagavam taxa de inscrição para participar".

Tudo começou com a espectativa de Fred e de alguns bailarinos e coreógrafos pernambucanos: Marcelo Pereira, Mariza Queiroga, Heloísa Duque e Mika Silva em retomar aquelas condinções que promoviam uma maior integração dos diversos estilos de dança num formato mais democrático e acessivel ao público em geral. A partir de 2003, com a expansão do festival para mais dias de apresentações e outros espaços além do Pátio de São Pedro, esta equipe foi naturalmente se dissolvendo pelo tumultuado cotidiano de cada um desses profissionais.


É no Teatro do Parque então, que surge o I FESTIVAL DE DANÇA DO CBDD, evento que já existia no Rio de Janeiro e naquele momento estávamos criando a nossa versão. Para dar continuidade ao nosso projeto e diferenciá-lo dos demais festivais de dança que eram realizados em nosso estado, era necessário um nome próprio e abrangente, pois nossa meta é valorizar toda a Dança do Estado de Pernambuco: grupos de comunidades, de projetos sociais, escolas, academias, amadores e profissionais. Surge então o PERNAMBUCO EM DANÇA. Naquele momento de solidificar posições convidei a coreógrafa e produtora Paula Azevedo para fazer parte da curadoria. Estava aí o projeto consolidado e que veio para ficar.

Temos enfrentado muitas dificuldades, mas nosso amor pela Dança faz com que a mostra exista até hoje com grandes parcerias. Contamos com a colaboração de Lúcia Helena Rodrigues, Água Mineral Santa Clara, Prefeitura do Recife, Secretaria de Cultura/Fundação de Cultura, TOM Produções, Ateliê da Dança, Rede Globo Nordeste, Jornal Notícias da Dança /RJ, da imprensa local e de todos os bailarinos, coreógrafos, professores, estudantes e admiradores da arte da dança.

Este ano, o "Pernambuco em Dança" mantém o modelo do ano anterior, distribuindo as apresentações em duas partes diferenciadas. Abrimos todas as noites com um espetáculo completo de nosso estado, valorizando assim a produção local; e na segunda parte teremos trechos de espetáculos com as principais companhias profissionais e grupos amadores, escolas, academias e projetos sociais do nosso Estado, entremeando com apresentações de grupos convidados de outros estados, promovendo o intercâmbio entre as diversas propostas da atual dança brasileira.

Mas a grande novidade para este ano é a realização de espetáculos em duas comunidades do Recife. No IBURA/UR2, em parceria com a Rede Reação e em Brasília Teimosa com o Balé Deveras, fortalecendo as bases do movimento de dança já existente nestes locais mais carentes, um dos principais objetivos do projeto "Pernambuco em Dança".

Gostaríamos de fazer um agradecimento especial ao Prof. ALKIS RAFTIS, Presidente of the International Dance Council-CID-UNESCO-PARIS, ao Grupo Mineiro de Danças Clássicas, ao Faces Ocultas Cia de Dança de São Paulo, aos diretores das companhias convidadas Maria Clara Salles, Michelle Saramago, Arilton Assunção e à Luciana Félix e Luciana Veras da Fundação de Cultura, juntamente ao Prefeito da Cidade do Recife João da Costa.

FRED SALIM
Delegado Regional do Conselho Brasileiro da Dança.
Membre do International Dance Council /Conseil International de La Danse – CIC-Unesco.
Idealizador, Coordenador e Produtor do Pernambuco em Dança/Dia Internacional da Dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário