segunda-feira, 19 de abril de 2010


Mestre Nascimento do Passo
HOMENAGEM ESPECIAL DO PERNAMBUCO EM DANÇA 2010


Nascido em Benjamim Constant, no Estado do Amazonas, em 28 de dezembro de 1938, Francisco do Nascimento Filho, entrou muito cedo em contato com a música e com a dança.

Aos sete anos de idade, a família de Francisco foi morar no bairro de Cachoeirinha, perto do curral do “Boi Corre Campo”. Foi nesse local que ele, junto com outros meninos, fundou o “Boi Manhoso”. Com este boi foi campeão do primeiro festival do bumba-meu-boi mirim. Dessa época em diante, as manifestações folclóricas começaram a fazer parte da vida desse garoto.

Aos treze anos, embarcou, clandestinamente, no navio “Almirante Alexandrino”, permanecendo escondido dentro de um pequeno bote. Quando a tripulação o descobriu, já era muito tarde, não era possível retornar. Colocaram-no, então, para descascar batatas e lavar pratos para pagar comida.

O navio, chegando às principais cidades, ficava um dia ancorado para que a tripulação pudesse visitar as vilas. Quando no ano de 1949 o “Almirante Alexandrino” atracou no porto de Recife, Francisco encantou-se com o Marco Zero e decidiu ficar. Dormiu em ruas e praças, trabalhou como engraxate e carregador de frete, até conseguir seu primeiro emprego como jardineiro na casa de um casal alemão, no bairro das Graças.

Com seu primeiro salário, alugou um quarto em uma pensão localizada atrás do clube Vassourinhas. Começou a freqüentar o clube para assistir aos acertos de marcha. Era o início da década de 50, e o frevo era a grande sensação da época.

Ao tomar gosto pela atividade do frevo, Francisco participou de vários concursos de passo. No ano de 1958, o artista participou do primeiro concurso de passista, promovido pela empresa pernambucana de turismo e emissoras associadas. Francisco foi classificado na primeira eliminatória. No dia da finalíssima, com a apresentação de César Brasil, a orquestra sob a regência do maestro Nelson Ferreira, ao anunciar o vencedor, César Brasil disse: “– É ele, Francisco do Nascimento; o Nascimento do Passo.”

A partir daí, Nascimento foi convidado para inúmeros eventos estaduais e nacionais e desfilou em várias agremiações no carnaval. Em 31 de janeiro de 1973 deu seu maior passo de ousadia, fundando a primeira escola dedicada à arte do frevo: a “Escola de Frevo Recreativa Nascimento do Passo”. Desse dia em diante, Nascimento do Passo iniciou uma cruzada em busca da sobrevivência do frevo e contra todos os preconceitos que abatiam as tradições populares.

O Mestre procurou desinibir qualquer um, mostrando que todos podem aprender a dançar o frevo. Quem não foi discípulo de Nascimento, com toda certeza, foi discípulo dos seus discípulos, e irão perpetuar seus ensinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário