domingo, 25 de setembro de 2011

Artigo: Fred Salim (coordenador geral)


O Festival tem como seu principal objetivo reunir todas as modalidades de dança e grupos profissionais, amadores, escolas, academias, grupos de ONGs e de pontos de cultura em um só espetáculo, mostrando o que existe de melhor na dança do estado de Pernambuco. O Pernambuco em Dança 2011 homenageia a bailarina e produtora, Cecília Brennand, pelo excelente trabalho voltado à dança e às artes plásticas em nosso Estado, como também o espetáculo Lua Cambará, que é de sua autoria.

Coordenar o Pernambuco em Dança é, a cada ano, um novo desafio. Queremos sempre levar o que há de melhor na dança do Estado para o público. Graças ao trabalho da nossa equipe competente e ao apoio dos nossos parceiros conseguimos todos os anos realizar essa missão com muito êxito. Este ano, o evento buscou novas datas e novos lugares para melhorar o desempenho do Festival e, nesta 11ª edição, será realizado de 26 de setembro a 02 de outubro, nas comunidades do Ibura (pelo segundo ano) e Alto José Bonifácio, com palcos ao ar livre, e também no Teatro do Nascedouro de Peixinhos, ambos pelo primeiro ano.

Outros homenageados são: a grande amiga Paula Azevedo, a quem gosto muito e tenho profundo respeito e admiração pelo trabalho e que, durante cinco anos, participou comigo ativamente na coordenação artística e na realização do Pernambuco em Dança; como também, a CRIART Cia de Dança, que praticamente surgiu e se divulgou para o mundo no evento. A homenagem se estende a revelação da dança pernambucana, o Grupo Matulão, que surgiu da Quadrilha Junina Raio de Sol, na comunidade de Águas Compridas e que, atualmente, já circula nos principais festivais de dança do Brasil.


Vamos homenagear, também, com o Diploma Construtores da Dança em Pernambuco, a bailarina sergipana, Lú Spinelli, pelos seus 40 anos dedicados ao ensino da dança contemporânea na Região Nordeste, além dos 14 anos do Grupo Magê Molê. Homenagearemos, ainda, o Studio de Danças, Ballet Maysa, Ária Ballet e o Ballet Gonzalez, pela dedicação e valorização da formação de novos bailarinos em Pernambuco.

Agradecemos ao prefeito do Recife, João da Costa; à Luciana Felix, presidente da Fundação de Cultura; à Luciana Veras, diretora de descentralização cultural da Fundação de Cultura; à Marcela Veras, GESCA da Fundação de Cultura; ao Albemar Araújo; à Zélia Sales; à presidente do Conselho Brasileiro da Dança, Mariza Estrella; ao presidente do Conséil International de La Dance (CID – UNESCO), Alkis Raftis; ao coordenador de comunicação social da Rede Globo Nordeste, Ronand Drummond; à Jô Mazzarolo, diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste; a Tom Produções; ao fotógrafo, Alcides Ferraz;  ao Paulo Junior Empreendimentos; à Água Mineral Santa Clara; à Revista Dança Brasil; ao nosso amigo Rodnei Índio, da Capezzio; ao professor Clébio Marques, além de Gel, Cleto Machado, Eduardo Autran, Tenily Sales e Mônica Santana.

Com a experiência acumulada nesses 11 anos, o Festival se sente maduro para trilhar novos caminhos. O Pernambuco em Dança 2011 conta com a coordenação de produção de Fred Salim e Dani Bastos, da ONG Terreiro da Tradição, e tem o incentivo do SIC Municipal por meio do apoio cultural do Hospital Santa Joana, com captação de Patrícia Azevedo.

Coordenação geral: Fred Salim (fredsalim@gmail.com) - Coordenadora de produção: Dani Bastos (danibastos30@gmail.com) - Assessoria de Comunicação: Gianfrancesco Mello (gianfrancescobmelo@gmail.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário