sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dança encanta recifenses no Teatro de Santa Isabel


Sons da África. Bacnaré

Mostrar o que há de melhor na dança do Estado de Pernambuco. Com este objetivo, o Festival Pernambuco em Dança 2012, cumpriu com êxito o seu papel durante os três dias de apresentações no Teatro de Santa Isabel, no centro do Recife. Os pernambucanos lotaram o local e puderam conferir 44 coreografias que passearam desde o clássico ao balé afro. A abertura oficial da mostra foi marcada por homenagens a André Madureira e ao Balé Popular do Recife, além de uma homenagem especial à Mãe Fátima de Oxum, que representou todas as danças de terreiro de Pernambuco.

Segundo Fred Salim, coordenador-geral do Festival, o Pernambuco em Dança cresce a cada ano e neste ano, depois de cumprir todas as etapas do Recife, o projeto irá para os municípios de Paudalho, Bezerros e Ipojuca. “Desde 2001, estamos melhorando e fortalecendo a equipe do Pernambuco em Dança. Em 2012, conseguimos profissionalizar ainda mais o evento e batemos todos os recordes de inscrições. No próximo ano, queremos atingir mais comunidades e mais cidades do Estado”, pontuou.


Stúdio de Danças
André Madureira, criador do Balé Popular do Recife e um dos homenageados do Festival, frisou a importância de lembrar do trabalho das pessoas ainda em vida. “No Recife, é muito comum homenagear as pessoas depois que elas morrem. Por este motivo, estou muito feliz e entusiasmado por estar sendo homenageado ainda em vida.” Já Mãe Fátima de Oxum, destacou a importância das pessoas entenderem melhor a tradição dos terreiros. “O que nós queremos é fazer o bem e mostrar que as nossas crenças também envolvem a arte da dança”, disse.

Balé Popular do Recife
Neste ano, o Pernambuco em Dança 2012 trouxe algumas outras novidades e acrescentou, em sua programação, os grupos folclóricos. No primeiro dia, o Bloco Eu quero mais encantou os recifenses e resgatou os carnavais de outros tempos. No segundo dia, o Caboclinhos 7 Flexas levou um pouco mais da cultura indígena ao palco do Teatro de Santa Isabel. No terceiro e último dia, O menino do Pátio de São Pedro empolgou o público com a sua orquestra de frevo.

Para a bailarina clássica Juliana Siqueira, que participa desde a primeira edição do evento, estar no Teatro de Santa Isabel é motivo de orgulho. “Começamos a dançar no Pátio de São Pedro, em comemoração ao Dia Internacional da Dança (dia 29 de abril) e, hoje, estamos aqui no Teatro de Santa Isabel. Isso mostra o quanto o Pernambuco em Dança tem evoluído nesses 12 anos de existência.”


Confira as fotos da Etapa Teatro de Santa Isabel pelo Facebook do fotógrafo Fernando Azevedo:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.275101429251319.64813.100002543912009&type=3

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.277012579060204.65172.100002543912009&type=3






Nenhum comentário:

Postar um comentário