segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pernambuco em Dança: do clássico ao popular


Ballet González

Os recifenses tiveram a chance de conhecer mais a cultura pernambucana a partir do último domingo (29), no Pátio de São Pedro, área central do Recife, com o Festival Pernambuco em Dança 2012. O evento trouxe, ao local, diversos estilos de dança do Estado e já passeou pelas comunidades do Ibura e do Alto José Bonifácio, além do Teatro de Santa Isabel. A noite começou com o espetáculo Lembranças, do Gesttus Grupo de Dança, e, em seguida, com as coreografias do Grupo Nap, do Balé Popular do Recife, da Criart Cia de Dança, do Ballet Gonzaléz e da Cia de Dança Infantojuvenil da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entre outras.

Para Luis Rubén González, do Ballet González, a ideia da companhia, que fez sucesso desde as apresentações nas comunidades, é popularizar a dança clássica, pois é um estilo de dança que vem perdendo a linha elitista há alguns anos. “Acho que todo mundo tem o direto de aprender novas coisas, pois o dom nos é dado para compartilhar e não para ficar restrito a poucos por causa das diferentes classes sociais.” O Ballet González existe há três anos no Recife e atualmente, conta com 10 bailarinos e, aproximadamente, 40 bailarinas. Homenageado com o Troféu e Diploma Construtores da Dança em Pernambuco, Luis Rubén frisou que, embora tenha recebido o prêmio, contribuir com a dança é apenas a sua obrigação enquanto profissional.

Cia de Dança Infantojuvenil da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb)
Já Marcelo Moacyr, da Cia de Dança Infantojuvenil da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), explica que o trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes da Bahia é multifacetado. “Trabalhamos para que todas as disciplinas tenham interfaces com a simbologia, com a análise histórica da dança e também com as diversas técnicas da dança. O nosso trabalho não é simplesmente a técnica pela técnica, mas sim uma dança com conteúdo”, explicou. A Escola de Dança da Funceb possui trabalhos que são desenvolvidos nos três turnos, de segunda a sábado. Ao todo, são assistidas 18 crianças e adolescentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário