quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fim de semana de dança no município de Paudalho


Dança afro agita a população

Com espetáculos de diversas companhias do Estado de Pernambuco, o Festival Pernambuco em Dança 2012 animou o público local, que lotou o Parque de Eventos Beira Rio Pio Guerra

Na décima segunda edição do Festival Pernambuco em Dança, que passou por Paudalho no último fim de semana, a dança ocupou lugar de destaque na Zona da Mata Norte de Pernambuco. É uma tendência que comprovou o reconhecimento da arte no Estado.  O evento, além de trazer a identidade cultural local, proporciona ao público momentos de lazer. A Etapa Paudalho foi formada por 30 coreografias, criadas por 21 companhias de diversas localidades do Estado e também contou com homenagens aos representantes da cultura local.

Segundo Fred Salim, coordenador-geral do Festival, o projeto foi elaborado desde dezembro do ano passado e, neste ano, a equipe só foi afinando os detalhes. “Trouxemos para Paudalho espetáculos de ótimo nível e quisemos variar os ritmos para mostrar a riqueza que a arte da dança tem no nosso Estado. Depois de lutarmos durante anos para a dança ser reconhecida em Pernambuco, estamos conseguindo mais espaço. Isso porque a dança chega aos palcos longe dos grandes centros e é bem recebida pela população local”, completou.

Para o prefeito de Paudalho, José Fernando Moreira da Silva, o evento valorizou ainda mais a cultura de Paudalho e incentivou os artistas locais a lutarem pela arte da dança. “Temos certeza que esse é o início de muitas outras encenações de dança aqui no município de Paudalho. Para mim, foi uma honra receber o Festival Pernambuco em Dança aqui na cidade de Paudalho e com certeza, esperamos poder sediar as futuras edições do evento”, pontuou.


Caboclinhos mostram a tradição local
A funcionária pública Ana Maria Camilo destacou a importância de levar cultura ao povo da cidade. “Isso aqui é a mais pura cultura popular. É o que faz a diferença. É necessário trazer mais cultura para o povo.” As palavras de Ana Maria Camilo foram confirmadas pela dona de casa Sílvia Berto que frisou: “é difícil encontrar espetáculos como esses do evento por aqui. Tudo é muito diferente e estou adorando poder assistir essas belíssimas coreografias”.

O Festival Pernambuco em Dança 2012 se despediu do município de Paudalho com sensação de dever cumprido e no momento, começa seus preparativos para invadir a cidade de Bezerros, no Agreste do Estado. As apresentações tem início neste sábado (12) e seguem até o domingo (13), sempre às 19h, na Praça da Matriz, centro do município, com entrada gratuita.

Homenagem – No decorrer das apresentações, os representantes da cultura de Paudalho receberam o Troféu e Diploma Construtores da Dança em Pernambuco. Trata-se de uma homenagem do Festival Pernambuco em Dança às pessoas que contribuem de maneira direta ou indireta com a formação na dança no Estado de Pernambuco. Na ocasião, receberam as homenagens o prefeito de Paudalho, José Fernando Moreira da Silva, o secretário de Cultura do município, João Batista Silvino, e o assessor de Cultura da cidade, Cristiano Gérson.

E-D: Cristiano Gérson (assessor de Cultura de Paudalho), João Batista Silvino (secretário de Cultura de Paudalho),
Fred Salim (coordenador-geral do Festival), José Fernando Moreira da Silva (prefeito de Paudalho) e Dani Bastos (coordenadora de produção do Festival)
De acordo com Cristiano Gérson, o Festival é uma maneira de incentivar os jovens do município a trilharem pelo mundo da dança. “Trazendo o evento para Paudalho, estamos resgatando a cultura da dança aqui no município.” O secretário João Batista lembrou que o troféu é uma resposta à dedicação da Secretaria de Cultura de Paudalho de vestir de maneira digna a camisa da cultura local. “Trabalhar com cultura não é fácil. Temos a responsabilidade de levar a cultura às famílias, além de fortalecer a cultura local e realizar a inclusão social das pessoas”, concluiu.

Já o prefeito José Fernando Moreira disse estar honrado com a homenagem e se depender de sua gestão, Paudalho receberá ainda mais investimentos no que diz respeito à cultura. “Recebo este prêmio com muito orgulho. O Festival trouxe ao município uma arte que estava faltando em Paudalho, que é a dança em seus mais variados estilos. Paudalho vem se tornando polo do Carnaval, polo das Paixões e quem sabe polo da dança.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário