quarta-feira, 28 de abril de 2010

DIA DA DANÇA É MOTIVO DE COMEMORAÇÃO PARA OS PERNAMBUCANOS

Por Ana Elena Janovitz

  • Quanta Experimental de Dança
Após um final de semana com casa cheia, o produtor do Pernambuco em Dança faz um balanço da atividade artística e convida os admiradores desta arte a comemorar no Pátio de São Pedro

A dança em nosso estado está passando por uma fase bastante madura, conseqüência de várias ações da classe artística, dos produtores e órgãos culturais. Foi o que a organização da 10ª. Edição do Pernambuco em Dança verificou após mais de cem apresentações realizadas em cinco dias de festival. Entre vários estilos, o público pôde admirar os trabalhos das escolas e companhias locais colocados em evidência pela direção do evento: “É importante o intercâmbio com o sul do país, mas precisamos conhecer e valorizar cada vez mais as produções locais, que nos últimos anos, vem elevando consideravelmente o seu nível técnico e artístico”, comenta com satisfação o produtor do evento, Fred Salim.
Na dança desde a década de 60, quando foi bailarino do Grupo de Ballet do Recife, integrou o Grupo Armorial e o Corpo de Baile da TV Jornal, Fred viu a dança trilhar seus caminhos na construção do seu próprio espaço em nossa sociedade. “Nos anos 80, eu trabalhei muito para o desenvolvimento dos festivais de dança, colocando-os definitivamente no calendário cultural da cidade do Recife”, diz o produtor. Os projetos Ciclo de Dança do Recife, Estação Dançar, Dança para Todos e Ballet Stagium nas Comunidades foram alguns dos eventos realizados por Fred Salim, com apoio da Prefeitura do Recife, criando desde àquela época, essa tradição dos encontros de dança em nossos teatros e ruas.

Surgiu então em 2001, a oportunidade de realizar um novo festival, concebido a partir da idéia de Pernambuco ter a sua própria versão do Dia Internacional da Dança. Membro do Conseil International de La Dance (UNESCO) na função de Delegado Regional do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), Fred organizou o 1º. Dia Internacional da Dança num dos pontos turísticos mais centrais da cidade, o Pátio de São Pedro. Seguindo até hoje a filosofia do Conselho Internacional da Dança, órgão responsável pela criação do Dia Internacional da Dança, o evento tem como preceito “reunir pessoas de diferentes lugares já que a dança é uma manifestação central de cada cultura e um meio ideal de promover de forma mais animada o conhecimento recíproco e o respeito à diversidade”. Esta é a mensagem central do atual presidente da instituição Alkis Raftis; considerando que há centenas de milhões de pessoas que participam desses festivais internacionais de dança todos os anos em várias partes do mundo. Segundo Raftis, “as Nações Unidas proclamaram 2010 como o Ano Internacional para a aproximação das culturas, e designou a UNESCO como agência líder nesta celebração, tendo em conta a sua experiência de mais de 60 anos para fazer avançar o conhecimento e a compreensão mútua dos povos”.

Além do apoio da UNESCO, Fred tem a parceria da Prefeitura do Recife, através da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Rede Globo Nordeste. Este ano a mostra terá a participação de 25 grupos e companhias de ballet, dança contemporânea, dança popular e do ventre. O espetáculo promete espalhar luz, cor e emoção para o público presente. Intercalando com as apresentações, o evento entregará o Diploma Construtores da Dança à pessoas, entre bailarinos, coreógrafos, produtores, jornalistas e políticos que vêm contribuindo para o crescimento da dança em Pernambuco. Fazem parte da programação: Balé Brasílica, Cia. Árabe Hannah Costa, Stúdio de Danças (Ruth Rosembaum e Lúcia Helena Gondra), Balé Afro-Raízes, Cia. CaroLemos Dançarte, Balé Deveras, Escola de Dança Marisa Queiroga, Criart Cia. de Dança, Academia Ângela Botelho, Passos Cia. de Dança, Ária Clássico/Ária Social, Espaço Luciana Zambak, Endança, Cia. Artística Jovens Encenam, Tap Magê, Grupo de Dança Arte em Movimento, Balé Margot Duarte, Cia. Terapia Dança de Salão, Grupo de Dança e Teatro Luadart, Cia. de Folguedos e Cia. de Dança Fênix.


Serviço:
Dia Internacional da Dança 2010
Realização de Fred Salim
Local: Pátio de São Pedro (em frente à igreja)
Centro do Recife
Dia 29 de abril às 18 horas
Entrada Franca
Informações: 99613457

Nenhum comentário:

Postar um comentário