segunda-feira, 26 de abril de 2010

PERNAMBUCO EM DANÇA 2010

MENSAGEM DO DIA INTERNACIONAL DA DANÇA – 2010

As Nações Unidas proclamaram 2010 como o Ano Internacional para a aproximação das culturas e designado pela UNESCO como agência líder nesta celebração, tendo em conta a sua experiência de mais de 60 anos para fazer avançar o conhecimento e compreensão mútuos dos povos.
Irina Bokova, o novo diretor-geral da UNESCO, propôs uma visão universal, que ela chamou de "humanismo novo", uma visão aberta a toda a comunidade humana, proporcionando uma resposta humanista à globalização e à crise, tendo em vista a salvaguarda da coesão social e na preservação da paz.
Dança, sendo uma parte central de cada cultura, constitui o meio ideal para reunir pessoas de diferentes países. Festivais promovem de forma mais animada o conhecimento recíproco e o respeito à diversidade. Há centenas de milhões de pessoas que participam em festivais internacionais de dança a cada ano. Professores que oferecem aulas em países estrangeiros para fornecer pontes de compreensão imediata entranhado nos corpos dos bailarinos. Há dezenas de milhares de professores de dança que transpõem as fronteiras nacionais anuais.
Congressos e conferências abertas oferecem oportunidades para trabalhar uma vitrine para uma platéia de colegas. Há dezenas de reuniões internacionais de pesquisadores de dança, historiadores e críticos em um determinado ano.
Mesmo fora de festivais, aulas ou conferências, simplesmente assistindo na televisão uma dança de um país estrangeiro oferece a mais marcante, atraente e convincente imagem de outro grupo étnico.
Para ilustrar vividamente a diversidade cultural, para que incorporem a aproximação, não há meio melhor do que dançar.
Prof Alkis Raftis
Presidente do Conselho Internacional de Dança CID-UNESCO, Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário