quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dança africana foi um dos destaques desta quarta (28)

Cia de Dança Daruê Malungo
A Cia de Dança Daruê Malungo trouxe, na noite desta quarta-feira (28), na Quadra Poliesportiva do Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife, mais ‘brilhantismo’ ao 11º Festival Pernambuco em Dança. A comunidade presenciou a coreografia Caxinguelê, que é baseada na cultura africana. O grupo é uma organização não-governamental, que existe há mais de 20 anos, e desenvolve atividades sócio-educativas e culturais na comunidade de Chão de Estrelas, no Campina do Barreto, na cidade do Recife. O nome, de origem africana, significa “Companheiro de Luta”.

De acordo com a coreógrafa da Cia, Ana Paula Santana, as comunidades ficam restritas ao centro da cidade e com a descentralização do Pernambuco em Dança, a população tem a chance de ampliar o conhecimento da cultura. “Esse tipo de incentivo faz com que os espetáculos venham até essas pessoas que, muitas vezes, não têm condições de ir ao teatro. Nossa dança é voltada para a cultura africana e desde o início da formação do grupo, estamos fazendo divulgação em diferentes comunidades”, completou.

Cia de Dança Daruê Malungo
A instituição trabalha, atualmente, com crianças e jovens carentes, de 3 a 22 anos de idade, oferecendo, gratuitamente, aulas de dança popular, artes plásticas, música, além de alfabetização, pré-escolar e apoio pedagógico. As apresentações do Pernambuco em Dança seguem na noite desta quinta quinta-feira (29), a partir das 19h, no Alto José Bonifácio.

Por Gianfrancesco Mello.


Nenhum comentário:

Postar um comentário