terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Homenageados do Pernambuco em Dança 2012

André Madureira 

André Madureira. Foto: Divulgação
André Madureira iniciou suas atividades artísticas, profissionalmente, aos 15 anos de idade como coordenador do Programa de Auditório Gurilândia Show, na Rádio do Jornal do Commercio. Ele também foi produtor de televisão, em 1972, na TV Jornal, e, paralelamente, criou uma Cia. de Teatro Infantil, denominada Grupo Teatral Gente da Gente. No campo da dança, começou seus trabalhos de pesquisa com o grupo Circense de Dança Popular, em 1976, e, em seguida, convidado por Ariano Suassuna, fundou o Balé Popular do Recife no dia 20 de maio de 1977, no Teatro do Parque, na Boa Vista, na cidade do Recife. Com o Balé Popular do Recife, veio o reconhecimento e a valorização da cultura nordestina e, em particular, a pernambucana.

Em 1981, na Cidade de São Bernardo do Campo, André Madureira lança os princípios do Método de Dança Brasílica. Em 1983, criou a Escola Brasílica para formação de bailarinos, coreógrafos e pesquisadores da cultura nordestina. Em 1983, criou a Feira do Frevo na Casa da Cultura de Pernambuco e lançou a Cartilha do Frevo. Em 1987, criou o Balé Popular Infantil no qual apresentou, coreografou e dirigiu o espetáculo Brincadeira de Rodas e Estória e Canções de Ninar. Em 1994, lançou a Confraria da Dança Dramática com o espetáculo Opereta do Recife, que foi apresentado no Forte das Cinco Pontas, no Recife.

Balé Popular do Recife. Foto: MLyra
Em 1991, criou o Balé Brasílica - Grupo Jovem do Balé Popular do Recife (este grupo fez muito sucesso com os espetáculos Baile do Menino Deus, que apresentou nove temporadas durante seus 15 anos de existência). Logo depois, remontou o espetáculo Oh! Linda Olinda!, seguido do espetáculo As Presepadas do Dr. Muncanga, em 1993, e O Romance da Nau Catarineta. O coreógrafo, em 2008, lançou o livro Alvíssaras Meu Povo. Já em 2009, recebeu o Título Ordem ao Mérito Cultural pelo Ministério da Cultural do Governo Federal.

Muitos espetáculos, que foram encenados pelo Balé Popular do Recife, são de sua autoria como Brincadeira de um circo em decadência, Prosopopéia – Um auto de guerreiro, Oh! Linda Olinda!, Nordeste – A Dança do Brasil, Brasílica – O Romance da Nau Catarineta e As andanças do Divino, que foi feito em comemoração aos 30 anos de existência do grupo. Atualmente, André Madureira é diretor-geral do Balé Popular do Recife e do Balé Brasílica, além de Patrono do Balé Brasil Brinquedo – Cia. Infantil do Balé Popular do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário