sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Homenageados do Pernambuco em Dança 2012

Balé Popular do Recife

Balé Popular do Recife. Foto MLyra
Fundado em 1977, o Balé é um dos primeiros grupos profissionais de dança do Recife e o mais antigo e constante em atuação. O Balé Popular foi, na época de sua criação, formado por artistas e produtores que não têm formação técnica em dança, mas que se debruçam sobre os folguedos tradicionais para aprender e catalogar seus movimentos. A pesquisa liderada por André Madureira conta com o trabalho constante de Walmir Chagas, Ângela Fischer, Ana Madureira, Felipe Santiago, entre outros.

Artisticamente falando, o grupo é o responsável pela formação do segmento de dança popular, ao estruturar uma pesquisa sobre os folguedos populares, catalogando, nomeando e recriando movimentos desses folguedos e, em seguida, difundir essas danças por meio dos seus espetáculos e cursos. A atuação do Balé Popular do Recife apresenta um repertório de movimentos da dança popular com riqueza nos figurinos e ressaltando aspectos de beleza visual. Isso ajuda a difundir essas danças junto à classe média e a estimular as práticas de valorização da cultura popular.

Nos seus três primeiros anos de existência, o Balé recebeu apoio da Prefeitura do Recife até que as mudanças políticas extinguiram o convênio. A partir de então, o grupo estrutura estratégias para sua manutenção, participando de festivais e circulando pelo Sul e Sudeste do País. O Balé Popular do Recife já levou a arte local aos cinco continentes, passando por países como, por exemplo, Canadá, Estados Unidos, Cuba, Peru, Argentina, Espanha, França, Portugal, Israel, China, Costa do Marfim, Holanda, Alemanha e Venezuela. O sucesso fora do Estado ajuda o Balé Popular a se estabelecer como referência da cultura local, atuando em praticamente todos os eventos turísticos da cidade. Durante a década de 1980, o grupo consegue manter três elencos: o em formação, o que viaja e o do Centro de Convenções (Cecon), totalizando 72 bailarinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário