quinta-feira, 15 de março de 2012

Pernambuco em Dança: avançando cada vez mais


Foto: Divulgação
Por Fred Salim - Delegado Regional de Pernambuco do Conselho Brasileiro da Dança (CID - UNESCO), membro do Conséil International de La Dance (CID-UNESCO), coordenador-geral e idealizador e produtor do Pernambuco em Dançatécnico em Artes Cênicas com Especialização em Dança da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife.

Há muitos anos, eu vivo e respiro dança. Isso porque eu sei a magia que ela causa nas pessoas. O Dia Internacional da Dança, que é comemorado no dia 29 de abril, sempre contou com homenagens por todo o mundo. Como delegado regional do Conselho Brasileiro da Dança (CID-UNESCO), senti a necessidade de trazer homenagens relevantes para o Estado. Por este motivo, em 2001, começamos a lembrar essa data tão significativa. Ao passar dos anos, surgiu o Pernambuco em Dança com o objetivo de reunir todas as modalidades da dança por meio dos grupos profissionais e amadores, além dos trabalhos realizados em escolas, academias, ONGs, pontos de cultura e, pela primeira vez no Festival, grupos folclóricos em um só espetáculo, mostrando o que existe de melhor na dança do nosso Estado.

Nesses doze anos de evento, muitos bons amigos e colaboradores fizeram com que o Festival se tornasse o sucesso que é hoje e, por isso, os meus agradecimentos primeiro a Deus e depois a essas figuras importantíssimas. Fico bastante emocionado em perceber que o Pernambuco em Dança tem ajudado diversos bailarinos a mostrar seus talentos. Talentos esses que precisam do nosso incentivo, pois não há nada mais belo que ver os passos e as coreografias de um profissional dessa área. Neste ano, decidimos homenagear o grande André Madureira pela sua contribuição na dança de Pernambuco e também o Balé Popular do Recife, que foi criado por ele no ano de 1977 e acabou se tornando o cartão postal do Recife. Faremos também uma homenagem especial à Mãe Fátima de Oxum, que sempre nos motivou a continuar realizando o Festival.


Em 2012, ano que batemos recorde de inscrições e tivemos o incentivo do Governo do Estado de Pernambuco por meio do Funcultura, preparamos muitas novidades para o povo pernambucano. O Festival será apresentado no belíssimo Teatro de Santa Isabel e no Pátio de São Pedro, continua a contemplar as comunidades do Ibura e Alto José Bonifácio e leva a arte da dança aos municípios de Paudalho, Bezerros e Ipojuca. É impressionante como o Pernambuco em Dança cresceu e ganhou forças para voar mais alto. Isso mostra o quanto Pernambuco vive cultura e cultura de boa qualidade.

Além dos nossos principais homenageados, entregaremos o Troféu e Diploma Construtores da Dança em Pernambuco ao Governador Eduardo Campos, ao secretário de Cultura do Estado, Fernando Duarte; ao prefeito do Recife, João da Costa; ao secretário de Articulação de Governo da Prefeitura do Recife, Henrique Leite; ao vereador do Recife, Almir Fernando; ao Cléto Machado (coordenador de Articulação Cultural da Rede Reação do Ibura); à Maria do Carmo Vasconcelos (gestora da Escola Profº Jordão Emerenciano, no Ibura), à Cristiana Lopes (coordenadora da Escola Aberta na Escola Profº Jordão Emerenciano e coordenadora pedagógica da Rede Reação); ao bailarino cubano Luis Rubén González, do Ballet González; à bailarina e coreógrafa Georgina Moreira; à Prazeres Barros, secretária estadual de Cultura do PT/PE; ao Anildomá Willans de Souza (produtor cultural, escritor, pesquisador e diretor do Grupo Cabras de Lampião, em Serra Talhada); à advogada e ex-presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix; e ao jornalista e ex-secretário de Cultura do Recife, Renato L.

Na etapa Zona da Mata Norte, que será realizada em Paudalho, iremos entregar o Troféu e Diploma ao prefeito de Paudalho, José Fernando Moreira da Silva, e ao secretário de Cultura de Paudalho, João Batista Silvino; na etapa Agreste, homenagearemos a prefeita de Bezerros, Elizabete Maria Silva de Lima, por acolher o Festival na cidade e incentivar a cultura da região, além da Escola de Dança Marlene Vilarinho (Caruaru), do Stúdio de Danças Sinara Kataline (Caruaru) e do bailarino Wanderson José (Gravatá). Por fim, a etapa Litoral Sul, que será sediada por Ipojuca. Isso porque foi lá que, em 1972, fiz diversas coreografias da prova livre do Campeonato das Cidades pela então TV Jornal do Commércio (Canal 2), período que tive a oportunidade de conhecer como a cidade era cultural e dançante. Na ocasião, tive o prazer de trabalhar com Dona Socorro Raposo e também Roseane Albuquerque, a quem até hoje tenho uma profunda admiração e respeito, pois continua a ajudar a cultura do município (Não esquecendo das demais pessoas que dançaram no programa). Por este motivo, iremos homenagear o prefeito do Ipojuca, Pedro Serafim; a secretária de Turismo, Esportes e Cultura do Ipojuca, Roseane Albuquerque; e o vereador do Ipojuca, Romero Sales. Enfim, depois de tantos homenageados e com a experiência acumulada nesses doze anos, o Pernambuco em Dança, que foi pioneiro com relação às homenagens aos artistas  e personalidades da dança, sente-se maduro para trilhar novos caminhos. 

"Tu, ô Deus, és o nosso poder glorioso; Por Tua bondade, nos fazes vencer." (Salmo 89:17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário