terça-feira, 15 de maio de 2012

Bezerros se torna a capital da dança por dois dias


Cia Pernambucana de Dança do Ventre

O Festival Pernambuco em Dança 2012, que foi realizado no último fim de semana no município de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, surpreendeu a todos os presentes pela beleza coreográfica e a ousadia dos bailarinos. O público lotou a Praça da Matriz e prestigiou alguns dos melhores grupos de dança de Pernambuco. Na Etapa Bezerros, foram homenageados a prefeita de Bezerros, Bete Lima, a secretária de Educação de Bezerros, Elisângela Maria, o diretor de Eventos da Secretaria de Educação de Bezerros, Roberval Lima, a Escola de Dança Marlene Vilarinho, o Stúdio de Danças Sinara Kataline, ambos de Caruaru, e o bailarino Wanderson José, de Gravatá.

Papanguarte Balé Popular de Bezerros
Segundo Fred Salim, coordenador-geral do Festival, desde o início, a Prefeitura de Bezerros tem apoiado a iniciativa e sempre foi muito solícita. “Estamos felizes por estarmos aqui. Bezerros é uma cidade cultural e a prefeita Bete Lima é uma pessoa maravilhosa e que sabe valorizar a verdadeira cultura no que diz respeito à dança. Trouxemos espetáculos de alto nível técnico para o município e a resposta do público foi compatível com a grandiosidade das coreografias. Outras pessoas fundamentais em Bezerros foram o secretário de Governo, Valter Alves, e a secretária de Educação, Elisângela Maria, que nos ajudaram demais”, pontuou.

Para a prefeita de Bezerros, Bete Lima, foi uma verdadeira honra receber um Festival tão conceituado na cidade de Bezerros. “Nossa cidade é uma das mais fortes do Estado no que diz respeito à cultura. Apreciem a beleza da dança e da cultura do nosso Estado”, frisou durante seu discurso. Já a secretária de Educação do município, Elisângela Maria, disse que “o evento confirmou a valorização da cultura local que está sendo desenvolvida durante toda a gestão da prefeita Bete Lima e Bezerros se sente orgulhosa de receber o Festival”.

Dante Cia de Dança e Teatro
Foram apresentadas, ao todo, 30 coreografias de 23 companhias de diferentes localidades do Estado. Quem abriu-alas foi o Papanguarte Balé Popular de Bezerros, prata da casa, que mostrou a beleza da Folia do Papangu. Em seguida, o Balé Popular do Recife mostrou a diversidade cultural de Pernambuco por meio da sua dança Guerreiro e Frevo. A noite do sábado (12) também foi abrilhantada pelo Trecho do espetáculo Lua Baião (Criart Cia de Dança), além das apresentações da Dante Cia. de Dança e Teatro, da Cia. Terapia Dança de Salão, do Ária Clássico, do Grupo Animatronic, do Ballet González, da Cia de Dança Valdeck Farias, do Balé Afro Magê Môle, da Cia. 8 de Dança e por fim, fechando com chave de ouro, a Cia. Pernambucana de Dança do Ventre.  


Maracatu Nação Estrela Brilhante
Cia Terapia Dança de Salão
Este ano, durante o segundo dia de apresentações, o evento trouxe novidades na programação. Além dos tradicionais grupos de dança, entrou em cena o Maracatu Nação Estrela Brilhante, que animou o público com a batucada dos seus instrumentos. Os presentes ainda assistiram as apresentações afros do Balé Afro Raízes com a coreografia Dança para Iansã e da Cia. de Dança Sagração Negra com a coreografia Afro-prada. No domingo (13), Bezerros conferiu outros estilos como o clássico do Stúdio de Danças Sinara Kataline, que recebeu a homenagem do Festival, o sapateado da Cia. Pernambucana de Sapateado e Dança, o contemporâneo do duo de Aninha Gama e Fábio Costa e da Cia de Dança Ferreiras, a dança de rua moderna da Cia. Vias da Dança e da Zona Norte Break, e o popular do Balé Multicultural do Recife e da Cia. AJE de Dança.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário