domingo, 20 de maio de 2012

Festival mostrou eficiência coreográfica no município do Ipojuca


Daruê Malungo abrilhantou o Festival

A noite deste último sábado (19) foi de dança na Praça Getúlio Vargas, no município do Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Isso porque os ipojucanos puderam conferir as apresentações de diversos grupos de dança do Estado de Pernambuco durante a realização do Festival Pernambuco em Dança 2012. Na ocasião, representantes do prefeito Pedro Serafim Filho, o vereador Romero Sales e a secretária de Turismo, Esportes e Cultura Roseane Albuquerque receberam o Troféu e Diploma Construtores da Dança em Pernambuco, que homenageia a todos que contribuíram de maneira direta ou indireta com o desenvolvimento da dança no Estado.

Segundo o coordenador-geral do Festival, Fred Salim, estar no município do Ipojuca é motivo de orgulho, pois ele tem um laço de amizade muito forte na região por causa dos trabalhos de dança que realizava pela então TV Jornal do Commércio. “O mais gratificante é reencontrar os meus amigos que aqui formei no passado. Decidimos finalizar o Pernambuco em Dança no município do Ipojuca pela representatividade que ele tem para a cultura e o turismo do nosso Estado”, pontuou.

Já uma das homenageadas, a Mãe Fátima de Oxum, que acompanha o Festival por onde ele passa, falou da excelência dos trabalhos apresentados pelos grupos de raízes africanas. “Embora esses grupos não representem fielmente a cultura do candomblé, por se tratar de balé e por estarem muito bem ensaiados, eles estão fazendo um ótimo trabalho”, explicou.

Balé Popular do Recife mostrou a que veio e porque é um dos homenageado do ano de 2012
Quem não tirou os olhos das coreografias apresentadas foi Radisson Matheus, de 12 anos, que mora em Camela e foi especialmente ao centro do Ipojuca para assistir o Festival. “É a primeira vez que vejo esses tipos de dança. Estou gostando muito. É tudo muito bonito”, frisou o garoto. O pedreiro Cleiton Ferreira levou toda a família para prestigiar o Pernambuco em Dança e classificou o Festival como sendo umas das ações trazidas pela Prefeitura do Ipojuca de maior incentivo e divulgação da cultural local. “É raro a gente ter eventos como esse por aqui. Todos estão de parabéns.”


Balé Popular do Recife em foco pelas lentes de Fernando Azevedo
Grupo local – Quem arrancou risadas do público presente foi a encenação da companhia de Porto de Galinhas, isto é, a do Fundo Municipal de Direito à Criança e ao Adolescente (Fundeca), que existe há cinco anos com o apoio da Prefeito do Ipojuca. “O projeto dá diversos subsídios para que a organização possa desenvolver diversas ações voltadas à cultura e à educação. Nós trabalhamos com os quatro ciclos do ano: carnavalesco, junino, afro e natalino. Esse trabalho traz muita alegria para todas as crianças e adolescentes de Porto de Galinhas”, disse Romildo Monte, coordenador do projeto, que tem como coordenadora-geral Marinês Neves.

Dança de rua – O Zona Norte Break, do Alto José Bonifácio, vem chamando a atenção do público pela coreografia Batalha Big Boys. Para Guilherme Silva, criador do grupo, a coreografia retrata bem o que acontecia nos EUA, ou seja, no lugar dos grupos rivais nas periferias do país brigarem com armas e agressões, eles “batalhavam” por meio da dança. “Começamos o nosso trabalho no ano de 2000 por iniciativa minha com a ajuda da Associação do Alto José Bonifácio. Éramos apenas dois rapazes e agora, somos dez”, completou.

Troféu e Diploma Construtores da Dança em Pernambuco – A noite também foi de homenagem. Além das representantes do prefeito do Ipojuca, Pedro Serafim Filho, recebem o troféu e diploma do Festival o vereador Romero Sales e a secretária de Turismo, Esportes e Cultura Roseane Albuquerque. 


De acordo com Romero Sales, Fred Salim é um ícone da dança no Estado de Pernambuco e a equipe do Festival Pernambuco em Dança está de parabéns pela grandiosidade e organização do evento. “Para nós, aqui do município do Ipojuca, é uma satisfação muito grande termos o Pernambuco em Dança, pois é a vitrine para os bailarinos e coreógrafos do nosso Estado, que é tão rico de cultura. Isso serve também para incentivar, cada vez mais, a questão cultural do nosso município. Termos, por exemplo, o Balé Popular do Recife é uma satisfação imensa”, completou.

A secretária de Turismo, Esportes e Cultura do Ipojuca, Roseane Albuquerque, relatou estar feliz de participar de um evento com o nível do Festival e acima de tudo, de ter a oportunidade de trazer a beleza da dança ao município do Ipojuca. “Nós estamos querendo incentivar ainda mais a cultura do nosso município. Então, o Pernambuco em Dança veio dar o ponta-pé inicial para que os grupos e a população fiquem inseridos nesse contexto, ou seja, inseridos no princípio de que cultura é tudo para o município.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário